terça-feira, 1 de março de 2016

O Snapchat é para mamãs e papás



01 de Março de 2016



Dizem os entendidos que o Snapchat é uma rede social muito procurada por adolescentes, que a usam para enviarem fotos uns aos outros. Fotos essas, muitas vezes, pouco inocentes…consta-se. Esta foi a forma que os pré-adolescentes e adolescentes arranjaram de fugir ao escrutínio de muitos pais, cada vez mais presentes no Facebook e atentos às suas publicações.

É que no Snapchat nada é eterno. Assim como a foto é enviada aos amigos, rapidamente desaparece, tipo as mensagens do filme Missão Impossível: “This message will self destruct in 5 seconds”. Bip, bip, bip, bip, bip, boommmmm!

Pois, caríssimos entendidos, eu tenho outra teoria. O Snapchat é a nova rede social para mães e pais que adoram registar os melhores, os piores, os mais hilariantes momentos dos seus pequenos rebentos. E o que eu já me ri às custas do Snapchat, desde a filha da minha amiga G. a “comer” toalhitas como se não houvesse amanhã ou a foto da filha do meu amigo I. com a legenda “Caloira” no primeiro dia da creche ou a vez em que ele a pôs a ver American Dad, uns desenhos animados nada infantis. Também me emocionei a ver os primeiros passos da M., a correr para a mãe. Tudo isto no Snapchat.

O Snapchat tem a vantagem de só enviarmos as fotos ou os vídeos a quem queremos e dessas imagens puderem desaparecer e assim não serem usadas por terceiros. Eu costumo publicar fotos da Luísa nas redes sociais, mas tenho amigos que não o fazem, sobretudo, no Facebook, onde alguém facilmente copia as nossas fotos e pode fazer delas o que bem entender. Assim o Snapchat tornou-se, na minha opinião, a rede social menos insegura para quem quer trocar fotos dos filhos com amigos. Só vê quem eu quero que veja e para logo evaporar-se.

Por cá vou continuar a mandar uns snaps aos meus amigos e a registar todos os momentos que possa da minha Apressada, como foi da primeira vez que lhe fiz um carrapito ou quando ela faz birras com direito a gritaria.
A parentalidade é melhor assim, cheia de partilhas nem que seja numa rede social. Não vale a pena levarmo-nos muito a sério, porque os nossos filhos são os primeiros a mostrar-nos o contrário. Venham de lá esses snaps.

Snapchat: anatavares3






Sem comentários:

Enviar um comentário