segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Luísa, a Birrinhas



18 de Janeiro

Eu juro que já estou a ver o cenário. Hipermercado cheio, a Luísa agarra em qualquer coisa que não vem na minha lista de compras. “Não Luísa, a mãe disse que não te pode comprar essas coisas hoje. Pousa isso onde estava”, vou eu dizer, ao mesmo tempo que lhe retiro o objeto da mão. Ela vai-me franzir o sobrolho, atirar-se para o chão, espolinhar-se como que possuída pelo demo e gritar a plenos pulmões que quer aquilo. E todo o povinho vai ficar a olhar para mim, vão pensar que lhe estou a fazer alguma coisa e eu, serena por fora, mas a ferver por dentro, à espera que a cena termine para a arrastar para casa.

Sim, este cenário passa-me imensas vezes pela cabeça, porque a Luísa ainda nem nove meses fez e já sabe fazer birras daquelas de uma pessoa ficar a olhar para ela de boca aberta e a pensar no futuro. E tudo serve para ser causa de uma birra. Tiro-lhe as toalhitas da mão. Birra. Tento vestir-lhe uma camisola. Birra. Penteio-lhe o cabelo e não lhe dou a escova. Birra. Não a tiro depressa do ovo. Birra. Demoro mais uns segundos a chegar com a colher à boca. Birra.

Claro que como boa mãe e perante tal “defeito”, chamemos-lhe assim, pensei logo que isto devia ter puxado ao pai. Sim, porque qualidades são sempre da mãe e defeitos a gente empurra sempre para o pai. Mas não tive sorte. A minha sogra veio confirmar o meu pior pesadelo. O J. não era bebé nem criança de fazer birras. Oh diabo! Não posso dizer que a culpa é do J.? Então a quem sai a cachopa assim? Será que antes de ter nove meses ela já consegue mostrar traços do seu feitio?

Confesso que ainda não fui ler nada sobre se os bebés já começam a mostrar características da personalidade assim tão novos, mas estou em crer, e pela experiência no terreno que tenho tido, que sim.
Portanto, antecipo que vou ganhar muitos cabelos brancos – abençoadas tintas – às custas das birras da Luísa. Se por um lado é capaz de ser uma menina combativa, que luta pelo que quer e isso até nem é mau, por outro estou em crer que me vai bater o pé muitas vezinhas e fazer-me suar muito.

Na próxima semana vou fazer queixinhas à Pediatra a ver o que ela me diz. Mas palpita-me que ela me vai dizer, que sim, já mostra características de personalidade. E lá vou eu rezar para que o cenário do Hipermercado não se realize, senão vou ter de lhe passar a chamar Luísa, a Birrinhas.

1 comentário:

  1. eheheh! Assim, sim. Desde cedo devemos mostrar a nossa própria identidade. E é sempre importante mostrarmos, desde cedo, o que queremos e fazer valer as nossas 'escolhas' e vontades ;)
    bjis para as 'minhas' duas Luísas do <3

    ResponderEliminar