quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ninguém quer ir do amargo para o doce



01 de Outubro

O mesmo acontece na vida, Luísa. Ninguém quer ir do amargo para o doce. E sendo assim, porque é que tu a comer papinha doce desde os quatro meses irias gostar da sopa? Pois é, não vai ser tarefa fácil.

Por motivos de força maior as consultas com a Pediatra da Luísa têm sido desmarcadas, por isso estamos a fazer isto um pouco à revelia. Mas esta semana na consulta do Centro de Saúde a nossa enfermeira sugeriu que já podias começar a experimentar a sopa. Como para a semana acaba o nosso já longo “namoro” de sete meses, pois a mãe vai voltar ao trabalho, não quis perder a oportunidade de te ver a comer a sopinha pela primeira vez. Podia ter esperado pela próxima semana, quando vamos finalmente à Pediatra, mas confesso que não me contive. Sabe tão bem presenciar estas pequenas vitórias pela primeira vez, que confesso que sou egoísta e quero guardá-las para mim e o papá!

Assim, ontem, lá fiz a tua primeira sopa, que por sugestão da enfermeira foi de batata e abóbora e uma colherzinha de azeite – o azeite para bebés que a tua madrinha comprou para ti de propósito – e transformada num belo puré que a amiga Bimby sabe fazer tão bem.

Quando viste a colher e a taça, onde habitualmente comes a papa, a chegar perto de ti estavas toda animada. Vinha aí o docinho. O problema foi a seguir… As duas primeiras colheres até correram bem, ainda te enganei e deixaste-me pensar que afinal eras mesmo um bom garfo e marchava tudo. Mas a partir daí era ver as caras que fazias e quando vi que te estava a dar vómitos parei. Para primeira vez já chegava e dei-te logo o biberão para te consolar e não ficares com fome, porque seis colheres de sopa não alimentam ninguém.



Hoje voltamos ao mesmo desafio. Sinceramente pensei que ia ser como ontem, mas portaste-te muito bem e já conseguiste comer metade da porção da sopa até fazeres aquele trejeito com a cara de quem está prestes a vomitar.

A verdade é que batata e abóbora faz um sabor um bocado agreste. Pelo menos para mim que provei a sopa. Mas amanhã vamos mudar os sabores. Vamos dar uma oportunidade à sopa de batata e cenoura, o que dá um sabor mais doce, e esperar que desta vez comas a sopa toda e assim voltar por uns dias ao lado doce da vida.

2 comentários:

  1. Olá Ana, vou dar lhe uma sugestão que é muito comum nesta introdução as sopas . Experimente substituir a batata por batata doce , a nível nutricional a babata doce , fornece energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue e também fortalece o sistema imunitário porque é rica em vitamina A.
    Vai ver como a pequena Luisa vai adorar.
    Boa sorte e muita paciência para esta fase é bom regresso ao trabalho ( vai custar no início ).
    Beijinho grande
    Ana Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Teresa! Obrigada pela dica, vou experimentar.
      Beijinhos,
      Ana Luísa

      Eliminar