quarta-feira, 16 de setembro de 2015

E se tu e eu, Luísa, tivéssemos de fugir?



16 de Setembro

E se um dia, Luísa, eu tivesse de pegar em ti, pôr-te à minha ilharga e partir, deixando tudo para trás? E se um dia, minha filha, o mundo que conhecemos à nossa volta fosse destruído e tivéssemos de fugir? E se um dia, para te proteger, para que continuasses a ter possibilidades de viver, tivéssemos de procurar ajuda noutros países? Se esse dia chegasse, eu gostaria que alguém, alguma nação nos desse a mão.

Há uns dias, Luísa, uma família síria que fugia da guerra e da morte que vivem no seu país, lançaram-se ao mar num bote e naufragaram. Pelo mundo todo correu a imagem de um dos meninos dessa família prostrado na areia, sem alma sem vida. Até que ponto um pai e uma mãe chegam para arriscar tudo para conseguir fugir à guerra? Ao ponto em que a vida já não é vida, é sobrevivência, ou melhor, é pura sorte de não se ser atingido num tiroteio ou num ataque aéreo. É essa vida que faz todos os dias milhares de sírios (e outras nacionalidades) quererem chegar à Europa. Uma Europa onde a paz dura há várias décadas, os direitos humanos vão sendo cumpridos e onde sentiram haver mãos que os amparassem na queda. Sim, porque se eu tivesse que abandonar a nossa casa, a nossa terra, o nosso país, por causa de uma guerra, seria em queda livre que eu me iria sentir.

Todos os dias as notícias multiplicam-se sobre os migrantes ou refugiados e todos os dias eu penso mais um bocadinho no assunto e tento chegar a uma solução, a uma posição. Li o que disse o Jorge Sampaio, o António Guterres, li a opinião do João Miguel Tavares no Público que afirmou que chorou ao ver a foto do menino sírio na praia, porque viu nele refletido um dos seus filhos. Li e ouvi posições de quem é pró e quem é contra acolhê-los no nosso continente. E confesso, que se por um lado quero que a Europa acolha estas pessoas e lhes dê esperança, também tenho medo do que aí possa vir.

Eu sei que muitos dirão que são medos infundados, mas e se daqui a uns anos um desses refugiados achar que não está a ser bem tratado na Europa e se decidir vingar de nós? E se esse refugiado decidir vingar-se no exato momento e que eu e tu formos a passar na rua? Eu sei, podem chamar-me tacanha, mas eu tenho medo. Não por mim, mas por ti, porque quero que tenhas uma vida plena sem esses riscos.

Ainda assim, e sem deixar de sentir algum receio, acho que temos de os acolher. Temos de lhes mostrar que deste lado do Mediterrâneo há humanos e não monstros. Vamos ter de saber dividir o pouco que alguns já têm. Vamos ter de lhes mostrar que somos tolerantes aos credos deles, às suas diferenças, às suas formas de vida. Vamos ter de enfrentar as sombras de frente e esperar que eles sejam bem acolhidos, que se sintam bem aqui até chegar o dia de regressarem à sua pátria e que um dia nos agradeçam o esforço. Vamos ter de dar a mão e esperar que essa mão um dia não nos estrangule, porque só esta atitude mostrará que somos evoluídos. Eu quero acreditar que o somos.

Eu sei que tudo isto será muito difícil para todos os países e suas sociedades, é um tema capaz de fracturar. Mas se um dia eu e tu, Luísa, tivéssemos de fugir a uma guerra eu queria ter a esperança de que alguém nos daria a mão.


P.S. Por outro lado, ao ver esta onda de solidariedade para com os refugiados leva-me a pensar que nos podíamos unir mais também por temas como os sem-abrigo. Muitos deles também não têm um tecto, não têm uma luz ao fundo do túnel e, se calhar, não recebem assim tanta atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário